BIM no Mundo

Início / BIM no Mundo

Países como Espanha, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França ou Reino Unido, já estão totalmente comprometidos em integrar a metodologia BIM em projetos de arquitetura e construção, fato que mostra que a situação do BIM no mundo está crescendo rapidamente de ano para ano.

 

 

Um estudo da Cambashi Insights reflete que em 2020 o mercado BIM terá crescido 13% na Europa e Ásia, 12% na América do Norte e 11% no resto do mundo, além disso, os números também mostram que os países que mais o dinheiro que investiram em 2016 nessa tecnologia são Austrália, Holanda e Suíça.

Além disso, na América Latina, a taxa de contratação de perfis BIM é muito alta, especialmente em países como Chile, Colômbia e Peru. O mesmo ocorre nos Estados Unidos, Coréia do Sul e Canadá, considerados precursores no uso do BIM e também na China, que ainda possui seu próprio padrão nacional.

Investir em treinamento BIM é sinônimo de sucesso para a empresa.

Nesse sentido, América do Norte, Coréia do Sul, Europa, Austrália e Nova Zelândia são as áreas do planeta para aprender e fortalecer o conhecimento dessa metodologia inovadora para o setor de construção.

 

Dados de um estudo da McGraw Hill mostram que 65% dos arquitetos que usaram o BIM têm uma opinião positiva sobre essa tecnologia, mas ainda existem pequenas empresas que não se atrevem a dar o salto devido à falta de estudos que certifiquem 100% de retorno do investimento após a implementação do BIM na empresa, mas como tudo, será uma questão de tempo.

Como você pode ver a metodologia BIM no mundo está sendo implementada em alta velocidade, os países mais desenvolvidos sempre assumiram a liderança, mas não há dúvida de que ainda existem muitas oportunidades para os profissionais com conhecimento em BIM ganharem uma posição no setor.